DIÁRIO DE BORDO
Olá pessoal, tudo bem? Hoje estou postando apenas o trabalho, sem maiores comentários!
Grande abraço!
Ministério da Educação e Cultura / SEEDF
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital – Módulo1
BRINCADEIRA TECNOLÓGICA
Autora: Débora Avelina Felipe
Brasília,30 de Junho de 2011.
INTRODUÇÃO
O projeto “Brincadeira Tecnológica” foi desenvolvido para atender às necessidades pedagógicas e de inclusão digital na turma de Correção de Fluxo da Escola Classe 47. São exatos 18 (dezoito) alunos, que a priori, teem dificuldades na aprendizagem, tanto na disciplina de português quanto matemática e, na maioria dos casos, estão na instituição a mais de seis anos.
Os alunos estudam no turno matutino, estão compreendidos entre 11 (onze) e 14 (catorze) anos e não teem costume de vir à escola no turno contrário. Assim, os alunos serão retirados de sala durante uma hora, duas vezes na semana para desenvolverem as atividades no laboratório de informática com a coordenadora Débora.
A ideia inicial é de aproveitar os jogos, a internet o BRWriter e o Calc para facilitar a aprendizagem da matemática e do Português agregando características lúdicas e audiovisuais que proporcionem a aprendizagem significativa a estes alunos.
OBJETIVO GERAL
Utilizar a tecnologia no intuito de aprimorar conhecimentos científicos a partir de aulas lúdicas e diversificadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Introduzir o manuseio do computador;
• Proporcionar aos educandos o conhecimento básico acerca do LINUX educacional;
• Introduzir aulas lúdicas com o auxílio de recursos tecnológicos.
PALAVRAS CHAVES: Tecnologia, inclusão digital, oportunidade e aprendizagem significativa.
TICs, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os educadores, a disseminação de computadores como ferramenta da aprendizagem, com o uso da, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.
No entanto, a tecnologia na sala de aula só merece ser utilizada se estiver intrinsecamente contextualizada e proporcionar uma aprendizagem significativa. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador.
Isso fica bem evidente quando a fusão entre a tecnologia e os conteúdos proporcionam oportunidades de ensino – aprendizagens significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios pertencentes ao universo dos alunos, como encontrar informações na ferramenta “internet”, fazendo uso de filtragens, para mimplementar e dinamizar a chegada aos dados procurados e se localizar em um mapa virtual. Assim, "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)” (artigo in Nova escola, junho 2009).
Desse modo, as inovações a ser introduzidas no cotidiano escolar são importantes desde a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia, dos projetos e da tecnologia em conjunto com a comunidade escolar, podendo resultar em melhorias no ensino. Essa visão é extremamente necessária para que o professor, que atua no contexto do sistema da escola, possa compatibilizar sua intencionalidade pedagógica com os interesses e as necessidades dos alunos.
Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função diante da tecnologia na vida dos alunos, se souber ser um mediador do conhecimento, e um exímio aprendiz, utilizando-se da tecnologia como um meio para melhorar a qualidade de ensino, mostrando para que serve e onde será empregado o conhecimento. O professor precisa enxergar-se como parte do processo do aprendizado, mediador, proporcionador de novas oportunidades que viabilizem a inclusão digital aliada à aprendizagem de conhecimentos necessários à inclusão do educando no trabalho, nas novas formas de aprendizagens, (educação a distância, por exemplo).
No entanto, especialistas alertam para o uso das tecnologias livres, como por exemplo, na 7ª Conferência Latino-Americana de Softwares Livres, quando o especialista Couto Maffe afirma que o Estado deve criar ferramentas tecnológicas, baseado em leis, decretos e contratos de licenças, para que se ofereçam programas de software público para melhorar a vida das pessoas. Segundo Maffe, "É preciso mudar a forma de se fazer negócios. Somos um grande apresentador de soluções e grandes interpretadores", enfatizou, acrescentando que “o software é também uma ferramenta poderosa de geração de emprego e renda”. (artigo da revista ADMINISTRADORES.COM, 12/11/2010).
O que se pode perceber, é que é necessário ter cuidado quando for utilizar as tic’s na sala de aula, no dia a dia dos educandos. Isso porque se a o recurso tecnológico não estiver voltado para a aprendizagem significativa do aluno, não há um sentido para a sua utilização na sala de aula. Enfatizo, aprendizagem significativa, que diz respeito não apenas a apreensão de conhecimentos teóricos ou facilitação da aprendizagem, mas também a funcionalidade destes conhecimentos trabalhados visando a melhoria da qualidade de vida atual e futura dos mesmos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
DATA ESTRATÉGIAS RECURSOS
14/06/2011 Uso do data show para exibir a história “Sou do contra” de Tatiana Belink, com dramatização. Discussão com os educandos acerca de prós e contras de estar opondo-se a qualquer coisa sem prévia análise. Dinâmica: Fogaréu. Construção do mural com as pontuações dos alunos com relação a responsabilidade da escola quanto ao fracasso escolar vividos pelos mesmos. Data Show
Livro Scanneado
Lápis de cor e de escrita
Tintas e pincéis
Diversos materiais recicláveis
Cola
Caldeirão de lanche
Álcool e fogo
28/07/2011 Aula inicial com uso da ficha escalonada acerca da multiplicação por um e dois números, colocação no quadro posicional individual. A seguir, encaminhamento ao laboratório de informática para jogar o jogo referente às operações matemáticas com o uso Linux Educacional. Montagem de um texto abordando a aula no diário de bordo da professora Débora – uma parte do caderno de português destacada especialmente para o projeto. Ficha Escalonada
Quadro Posicional Pessoal
Laboratório de Informática
Jogo
Diário de Bordo
04/08/2011 Conversa no laboratório acerca dos conhecimentos prévios dos educandos sobre o Google. Conceituação básica construída com o aluno, apresentação e manuseio do site Google. Pesquisa escrita sobre a barra de ferramenta do Google, suas considerações sobre o site, se preferem outro tipo de site, se pesquisam na internet, como o fazem previamente, quanto tempo se demoram para conseguir a informação pesquisada. O questionário é previamente desenvolvido pela professora. Manuseio “livre” do site Google e inferências sobre como encontrar o que se procura mais rapidamente. Pesquisa sobre a obra e a biografia da autora da turma Regina Rennó utilizando as “dicas!” apresentadas pela professora mediante um cartaz. Escrita no Diário de Bordo da professora Débora.
Internet
Site Google
Computadores do laboratório
Questionário
Cartaz
Diário de Bordo
11/08/2011 Dar continuidade ao uso da ferramenta Google. Pesquisar imagem de Candido Portinari – diversas, cada educando escolhe a obra da qual vai abordar em seu Diário de Bordo. Fazer uma descrição, pautada nos moldes apresentados pela professora para a turma. Laboratório de Informática
Cartaz
Diário de Bordo
18/08/2011 Dar continuidade ao uso da ferramenta Google, pesquisando sobre vídeos. O vídeo escolhido foi “Vida Maria”. Os alunos deverão procurar não apenas no site YOUTUBE. Registrar no Diário de Bordo. Fazer uma narração dos passos para chegar ao vídeo no youtube, bem como o que se entende ao ver o filme. Laboratório de Informática
Diário de Bordo
Site Youtube
25/08/2011 Apresentar o BrWriter, como ferramenta para textos. Apresentar as barras de ferramentas que são apresentadas. Conceituá-las juntamente com os alunos após a apresentação oralmente e registrar no Diário de Bordo através de um acróstico com o nome “ESCRITA DE TEXTO”. A professora redigi no cartaz e os alunos, no diário, para depois ilustrar o cartaz. Digitar o primeiro diário de bordo feito no BrWriter e salvar numa pasta com seu nome. Laboratório de Informática
Cartaz
25/08/2011 Apenas digitar os diários de bordo. Tantos quanto possíveis. Laboratório de Informática
01/09/2011 Apresentar o Programa Calc após a dinâmica de Batalha Naval com brincadeiras. Falar sobre o que é uma planilha, quais eles já construíram no caderno, que tipo de texto se apresenta na tabela? Posso chamar de texto uma tabela? O que existe de parecido entre a dinâmica feita e a planilha apresentada? A seguir , mostrar no data show a planilha de lanches da semana na escola. Fazer o passo a passo com eles. Registrar no Diário de Bordo eletrônico. Pedir que tragam a tabuada no próximo encontro. Laboratório de Informática – programa Calc
Jogo Batalha Naval
Data Show
08/09/2011 Com o uso da tabuada, apresentar como se pode fazer uma tabuada eletrônica de multiplicação no Calc. Apresentar também a opção Calculadora no computador. Redigir no diário de bordo eletrônico o que aprendemos hoje, mediante um verso rimado feito coletivamente. Tabuada
Laboratório de Informática – programa Calc
calculadora
15/09/2011 Apresentar o programa KOLOURPAINT. Construir o conceito sobre o programa, mostrar as ferramentas que se apresentam na barra de ferramentas do kolourpaint. Fazer cartaz para apresentar os ícones e seus nomes para expor na sala de aula. Solicitar, ante a passos bem definidos pela professora, para iniciar o uso do kolourpaint. Mostrar algumas figuras geométricas no data show para que seja reproduzida pelos alunos. Pintá-las, a partir da intervenção da professora. Para casa, escrever no diário de bordo da professora Débora e trazer no outro encontro. Laboratório de Informática
Cartaz
Data Show
22/09/2011 Apresentar o desenho de uma casa de campo, com cerca e a ferramenta desenhar para fazer a árvore ao lado. Solicitar que eles reproduzam. Escrever o diário de bordo feito na aula passada no diário eletrônico. Laboratório de Informática – programa kolourpaint e Br Writer.
29/09/2011 Cerimônia de encerramento com entrega de certificado de conclusão do projeto “Brincadeira Tecnológica” pela professora e direção da escola, ante a todos os demais alunos da instituição. Festa de conclusão, com música, dança, comes e bebes e convidados. Aparelho que toque músicas em mp3
Pendrives – trazidos pelos alunos com as músicas prediletas.
Cronograma: 01:30 h de aula por semana, todas as quintas feiras.
RECURSOS EDUCACIONAIS
Data show
Cartazes
Jogo Batalha Naval
Filmes e livros de histórias
Ficha Escalonada
Quadro Posicional Pessoal
Jogos do Linux Educacional
Internet
Programas: BrWriter, Kolourpaint, Calc e Calculadora
Sites: Google e youtube
Aparelho de mp3
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante observação da participação dos alunos no projeto, bem como sua freqüência e empenho. Análise dos diários de bordo, inicialmente escritos a mão e posteriormente no programa BrWriter. Iniciação, desenvolvimento e conclusão das atividades propostas para cada aula.
REFERÊNCIAS
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml. 10:00 horas, 12/06/2011.
http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/uso-de-tecnologias-livres-e-caminho-sem-volta-destacam-especialistas-em-conferencia 13:45 horas, 15/06/2011.
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